O embrião da marca JAGUAR foi gerado no dia 11 de setembro de 1922, na cidade inglesa de Blackpool, quando William Lyons e seu amigo William Walmsley, dois jovens entusiastas do motociclismo, fundaram uma empresa, chamada Swallow Sicedar Company, em uma pequena garagem. A nova empresa produzia inicialmente somente Sidecars (uma espécie de carrinho lateral para ser acoplado em motocicletas). Em 1926, a empresa diversificou seus negócios, passando a produzir carrocerias de automóveis para a fábrica Austin Seven, um modelo inglês tremendamente popular na época. A primeira encomenda, 500 unidades, foi feita por um senhor chamado Henly, proprietário de uma concessionária londrina. Era um bom começo para a empresa e uma oportunidade de diversificação de seus negócios. A fábrica foi mudada para a cidade de Coventry em 1928, e alguns anos depois, devido ao grande sucesso de suas carrocerias, resolveu produzir seus primeiros automóveis: os modelos SSI (com carroçaria extremamente baixa e o capô escandalosamente comprido) e SSII (uma versão mais curta), que causaram uma boa impressão no Salão do Automóvel de Londres em 1931.
Um Jaguar C-Type foi inscrito no 24 Horas de Le Mans pela primeira vez em 1951, tendo-se efectivamente sagrado vencedor da corrida, graças aos pilotos Peter Walker e Peter Whitehead.
Na temporada de 1953 do Le Mans, o C-Type alcançou uma nova vitória ao ser pilotado por Duncan Hamilton e Tony Rolt. Em 1954 foram os pilotos Roger Laurent e Jacques Swaters que conduziram o Jaguar C-Type que venceu a temporada desse ano do Le Mans.