Honda

Honda Motor Company, Limited, é um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo. Fundada por Soichiro Honda. Embora seja uma empresa sediada no Japão, a Honda exporta os seus veículos para o mundo inteiro. A história começou no dia 24 de setembro de 1948 quando foi fundada a Honda Motor Co. Ltd. Naquele ano, o Japão se erguia após ser devastado pela Segunda Guerra Mundial. Em meio ao processo de reconstrução, Soichiro Honda soube identificar uma oportunidade de negócio: era crescente a necessidade de um meio de transporte rápido e barato. Somando sua experiência de exímio mecânico a um capital inicial de 1 milhão de ienes e o trabalho de 34 funcionários, ele inaugurou sua fábrica de motores na cidade Hamamatsu.

Honda Moto GP

No dia 1 de setembro de 2007 a Honda Racing Corpotation (HRC) celebrou o seu 25º aniversário. A competição sempre esteve bem viva no seio da HONDA. Aliás, a competição é o verdadeiro DNA da marca. Desde o começo o fundador Soichiro Honda insistia constantemente que os engenheiros provassem a capacidade tecnológica da empresa e a sua capacidade de criação de novos modelos, através da competição, testando neste cenário as suas criações. Inicialmente, os esforços da montadora na competição foram desenvolvidos pela própria Honda Motor Company, mas no início dos anos 70 foi criado o RSC (Racing Service Center) como sendo uma divisão independente e dedicada apenas aos programas esportivos. Em 1 de setembro de 1982 foi fundada a Honda Racing Corporation com a missão de desenvolver, construir e vender as motos e peças de competição da marca. Desde então a HRC se tornou a expressão máxima de elevadas performances e excelência tecnológica.

Honda na F1

Em 2004, a HONDA adquiriu 45% das ações da equipe B.A.R Honda, e em dezembro de 2005, comprou os 55% remanescentes da British American Tobacco. A equipe, rebatizada Honda Racing F1 Team, era a primeira operação 100% HONDA na Fórmula 1 desde 1968. Disputando novamente um campeonato como HONDA, em 2006, os resultados tornaram a aparecer. Jenson Button venceu o GP da Hungria e deu aos japoneses, quase 40 anos depois, uma nova vitória na categoria. No ano seguinte a equipe japonesa reproduziu em sua carenagem o globo terrestre, em uma alusão ao Google Earth, programa que permite aos internautas acessarem fotos via satélite de qualquer parte do mundo. O carro também não exibia logotipos de outros patrocinadores, a não ser um discreto logo da HONDA e outro da fabricante de pneus Bridgestone. A equipe japonesa tinha como um de seus pilotos o brasileiro Rubens Barichello. No dia 5 de dezembro de 2008, como resultado da grave crise econômica global, a HONDA anunciou sua saída da categoria, vendendo-a para Ross Brown.