BMW M4 GTS pode ter 500 cv
A nova tecnologia Boost Recuperation System permite reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2.
A Bosch está neste momento a testar um novo sistema start&stop que permite reduzir os consumos de combustível e as emissões de CO2 até 15%, comparativamente com um sistema convencional. A tecnologia Boost Recuperation System, colocada à prova num Volkswagen Golf GTD com motor 2.0 TDI com 184 cv (ver vídeo), permite converter o modelo num híbrido, em virtude da utilização de uma bateria de 48V e de uma embraiagem eletrónica, de nome eClutch – que permite ligar o carro sem necessidade de utilizar a embraiagem.
O sistema, que funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio de 0,25 kWh, permite desligar o motor quando o carro está em desaceleração - poupando desta forma o consumo de combustível. Quando o condutor volta a acionar o pedal do acelerador, o motor volta a entrar em funcionamento. Este dispositivo Boost Recuperation System possibilita ainda a recuperação de energia em travagem ou reduções de caixa. A bateria de 48V, que também funciona como motor de arranque, tem capacidade suficiente para ajudar a maior débito de binário durante mais tempo. Em conjunto com uma caixa automática, esta tecnologia permite circular em “coasting”, modo velejar. Se o condutor tirar o pé do acelerador, o motor desliga-se e o carro circula a uma velocidade constante – o que resulta numa poupança de combustível, emissões e ruído.
A Bosch anuncia ainda que o sistema, que deverá chegar ao mercado em 2017 ou 2018, permite funciona de forma suave e sem vibrações.
![]() |
|
![]() |
![]() |